Veja também:
Loading...

A insuficiência arterial obstrutiva periférica é causada principalmente por arteriosclerose e caracteriza-se por obstrução crônica e progressiva das artérias dos membros inferiores.

Os sinais e sintomas são:
Diminuição ou ausência de pulsos periféricos.
Úlceras ou gangrena nos dedos
Diminuição dos pêlos nos pés
Diminuição da temperatura dos membros
Micoses nas unhas recorrentes
Claudicação intermitente
Dores e sensação de peso nas pernas.

O diagnóstico é realizado com a história clínica, exame físico, Ultrassonografia Doppler, Arteriografia, Angio tomografia, Angio ressonância.

O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico a depender do estágio da doença.

Para a prevenção da doença arterial periférica, são recomendadas mudanças no estilo de vida, que incluem: parar de fumar, exercitar-se regularmente, manter um peso saudável, evitar gordura saturada, manter os níveis de colesterol e glicemia normais e controlar a pressão arterial.

O Centro Médico da Chapada dispõe do serviço de Cirurgia Vascular com Dr. Rafael Alves CREMEB 25 917 RQE 15 884, que realiza o consultas, check up vascular, Doppler, escleroterapia, tratamento de varizes, tratamento de feridas.

Centro Médico da Chapada
Rua Duque de Caxias, 262 - Serrinha - Jacobina-BA
(74) 3621 3563
e-mail: centromedicodachapada@hotmail.com
A artrose é um quadro inflamatório e degenerativo da articulação, de caráter progressivo e irreversível, que pode culminar em dor crônica e deformidade na articulação acometida.

A essência dessa alteração nos joelhos é a perda da homeostase, ou seja, da adequada interação e funcionamento das estruturas que compõem o joelho, sendo elas: o menisco, a cartilagem e o osso subcondral (aquele que está adjacente à cartilagem). A artrose de joelhos é uma alteração bastante comum, sendo mais prevalente na população com idade acima dos 60 anos e acomete mais frequentemente as mulheres do que os homens, numa proporção de 70% mulheres e 60% dos homens.

O objetivo do tratamento não cirúrgico é livrar o paciente da dor. E para isso, algumas medidas comportamentais ajudam no controle dos sintomas, sendo elas:

1- Perder peso

2- Alongamento: uma das principais causas de dor na artrose é o encurtamento muscular

3- Evitar caminhada por longas distâncias: a caminhada como atividade física na artrose de joelho não é um bom exercício, pois sobrecarrega a articulação. As atividades físicas mais recomendadas são as atividades na água, como hidroginástica

4- Colocar gelo 
5- Alimente-se bem: o idoso apresenta diminuição da massa muscular com o passar do tempo, precisando de uma maior ingesta de proteína que o paciente jovem para manter sua massa muscular. A fraqueza muscular é uma importante causa de dor na artrose.

Centro Médico da Chapada
Rua Duque de Caxias, 262 - Serrinha - Jacobina-BA
(74) 3621 3563
e-mail: centromedicodachapada@hotmail.com

Endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

É uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e fim das menstruações.

Mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendem a menstruação; lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente.

O Centro Médico da Chapada conta com o serviço de ginecologia e obstetrícia avançada com Dr. João Paulo Fraga CRM 19 417, que realiza a investigação e o tratamento da endometriose, realizando também ultrassonografia.

Centro Médico da Chapada
Rua Duque de Caxias, 262 - Serrinha - Jacobina-BA
(74) 3621 3563
e-mail: centromedicodachapada@hotmail.com




A hiperplasia prostática benigna representa uma das doenças mais frequentes do homem. Altamente prevalente após os 50 anos de idade, é considerada por muitos pesquisadores uma condição inevitável do envelhecimento masculino.

O aumento da próstata gera em parcela da população masculina, sintomas como dificuldade para urinar, aumento da frequência urinária noturna, urgência com incontinência urinária, podendo evoluir com complicações como retenção urinária aguda, insuficiência pós renal, infecção urinária de repetição e sangramento.

O tratamento deve ser individualizado para cada paciente, podendo ser medicamentoso, cirurgia minimamente invasiva ou cirurgia aberta convencional.

O Centro Médico da Chapada dispõe de estrutura completa para realizar o diagnóstico e direcionar o tratamento da hiperplasia prostática.

Centro Médico da Chapada
Rua Duque de Caxias, 262 - Serrinha - Jacobina-BA
(74) 3621 3563
e-mail: centromedicodachapada@hotmail.com


Pneumonia é uma doença inflamatória aguda de causa infecciosa que acomete os pulmões e pode ser causada por vírus, fungos ou por bactérias.

Representa um importante problema de saúde pública, figurando entre as principais causas de internamento e de óbito no Brasil.

Os principais sinais e sintomas são:
Tosse
Falta de ar
Dor torácica
Cefaléia
Prostração
Febre
Calafrios

Além da história clínica, do exame físico, exames laboratoriais e raio X podem auxiliar no diagnóstico.

O principal agente etiológico é Streptococcus pneumoniae e o tratamento deve ser feito inicialmente com antibiótico oral sob vigilância, pois casos selecionados podem necessitar de internamento.

Vacinas para influenza e antipneumocócica estão disponíveis na rede pública.

O Centro Médico da Chapada dispõe de Serviço de Pediatria com médico especialista, espaço Kids, dentro de uma estrutura moderna, com cafeteria e com um atendimento humanizado.


Centro Médico da Chapada
Rua Duque de Caxias, 262 - Serrinha - Jacobina-BA
(74) 3621 3563
e-mail: centromedicodachapada@hotmail.com


O câncer de estômago afeta 1 milhão de pessoas no mundo, sendo a segunda causa de morte por câncer. É mais comum nos homens e após os 50 anos de idade.

A ingestão de alimentos ricos em sal, conservantes, baixa ingestão de vegetais frescos, infecção pela bactéria Helicobacter pylori, etilismo, tabagismo, obesidade, doença do refluxo gastroesofágico e síndromes hereditárias são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de estômago.

O quadro clínico é variável podendo ser: perda de peso, fadiga, anemia persistente, dor no estômago, dor ao engolir, presença de sangue nas fezes.

Para o diagnóstico recomenda-se a realização de endoscopia digestiva alta com biópsia.

O Centro Médico da Chapada dispõe de serviço de gastroenterologia com Dr. Cláudio Brito CREMEB 21 793, estrutura completa e segura para a realização de endoscopia digestiva alta, em um ambiente acolhedor com atendimento humanizado.


Centro Médico da Chapada
Rua Duque de Caxias, 262 - Serrinha - Jacobina-BA
(74) 3621 3563
e-mail: centromedicodachapada@hotmail.com